UROFLUXOMETRIA

 

 

 

 

 

 

Avaliação do fluxo urinário

 

A urofluxometria é um exame solicitado geralmente por um urologista, onde é possível analisar a velocidade do fluxo urinário além do volume eliminado.

Com essa análise minuciosa, o urologista é capaz de tirar algumas conclusões sobre determinados aspectos da bexiga e uretra, como obstruções, diminuição da contratilidade da bexiga, entre outros.

Como é realizada a urofluxometria

A parte principal deste exame são os sensores acoplados a um recipiente, que recolhe a urina e transmite as informações a um computador. A privacidade do paciente é garantida no procedimento.

Para que o exame possa fazer uma análise fidedigna, é preciso que a micção aconteça de forma natural. Para isso, é recomendado que o paciente beba bastante água para facilitar no momento do exame.

Os sensores enviam os parâmetros para o computador. Gráficos são gerados apresentando o fluxo urinário a cada segundo.

Além disso, o exame também analisa:

  • quantidade da urina expelida (em ml);

  • força do jato urinário;

  • tempo para o esvaziamento da bexiga.

O exame não consegue calcular o resíduo pós-miccional. Em alguns casos, o urologista também pode solicitar uma ecografia para analisar a quantidade de urina não expelida.

Indicações

A urofluxometria é indicada para a investigação de problemas como:

  • dores pélvica ou ao urinar;

  • incontinência urinária;

  • aumento da frequência de vontade de urinar;

  • dificuldade em iniciar a micção e esvaziar por completo a bexiga.

É possível identificar problemas como infecção urinária, estenose na uretra, hiperplasia benigna da próstata, entre outros.

Preparação para o exame

O preparo para a urofluxometria é bem simples. o paciente terá somente que ingerir bastante água para que haja a vontade de urinar normalmente. Isso é uma parte muito importante do exame. O paciente não pode estar com uma vontade além do normal, pois o fluxo da micção pode ser alterado e o resultado pode não ser satisfatório para o diagnóstico.

É importante salientar que a urofluxometria é indolor e pode ser realizado por pessoas de todas as idades, com ou sem limitações. O exame dura poucos segundos, e o paciente está liberado após sua realização.

Toda a privacidade e conforto que é necessário para realizar a urofluxometria você encontra na Clínica Santa Ana. Aqui, nossa equipe está totalmente preparada para um atendimento ideal, coleta e análise do exame.